Design de Produtos: o mercado de trabalho e onde encontrar o curso

Design de Produtos: o mercado de trabalho e onde encontrar o curso

O profissional que atua na área de Design de Produto é responsável por participar do desenvolvimento de novos produtos industriais, com o objetivo de identificar quais são as demandas dos consumidores por novos produtos e avaliar as características mais adequadas em termos de qualidade e eficiência. O profissional também pode atuar na elaboração de embalagens e das características visuais de determinado produto. O mercado de trabalho é bastante diversificado, incluindo diversas áreas de conhecimento diferentes. O salário médio inicial é de cerca de dois mil reais mensais, de acordo com a Associação dos Designers de Produto.

Como é o curso e a profissão de Design de Produtos

Design de Produtos: o mercado de trabalho e onde encontrar o curso

A matriz curricular do curso inclui extensas disciplinas relacionadas à arte, psicologia, sociologia e técnicas visuais. O estudante entra em contato com todo o conhecimento da história do design e das relações de consumo existentes na sociedade. Isso é necessário para que o futuro profissional possa elaborar um produto que atenda as necessidades dos clientes, e para isso ele deve estudar a fundo a psicologia do consumidor. Muitas vezes o consumidor não sabe exatamente que tipo de produto ele precisa até que este lhe seja fornecido pelas empresas.Ao elaborar um projeto de produto, o profissional leva em conta diversas características do Design de Produto. Primeiramente há a avaliação do usuário. Essa avaliação é realizada pesquisando quais são as necessidades e preferências dos consumidores e como o produto pode atender essa demanda. Após definir a utilidade e o público do produto, inicia-se a análise técnica das características, etapa em que o produto começa a ganhar forma. O Design de Produto deve analisar a viabilidade econômica do projeto, levando em consideração os materiais utilizados para a fabricação, as possíveis formas do produto (tamanho, peso, dentre outras) e outras características. Ao fim desta etapa geralmente ocorre a elaboração de um protótipo, ou seja, o produto é fabricado e testado para verificar se na prática o seu funcionamento ocorre como o esperado.

Onde estudar Design de Produtos

O curso de Design de Produtos pode ser tecnológico ou bacharelado. O curso de tecnólogo geralmente dura dois anos e tem uma formação mais prática e menos aprofundada que o curso bacharelado, que tem duração de quatro anos. Ao escolher a faculdade o aluno deve estar atento à matriz curricular do curso. Alguns cursos focam em áreas específicas, como design de jóias ou design de embalagens, enquanto outros oferecem uma formação genérica. O curso de Design de Produtos UFPR, da Universidade Federal do Paraná, oferece mais de nove áreas de especialização e extensa infra-estrutura para que os conhecimentos sejam aplicados na prática, através de laboratórios.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.