Engenharia de Alimentos: saiba qual a melhor universidade para estudar

Engenharia de Alimentos: saiba qual a melhor universidade para estudar

A Engenharia de Alimentos é uma área que forma profissionais cujo conhecimento é direcionado para a industrialização de alimentos sendo, portanto, essencial em diversos setores da sociedade e da vida moderna cada vez mais exigente e crescente em sua tecnologia e excelência industrial. Trata-se de um curso de que saem engenheiros de alimentos capacitados a atuarem em empresas do setor de alimentos, na área de preservação, orientação, fiscalização e manutenção da saúde pública.

Engenharia de Alimentos e Seus Futuros Profissionais

Engenharia de Alimentos: saiba qual a melhor universidade para estudar

O curso superior de Engenharia de Alimentos é composto por uma grade curricular multidisciplinar, em que constam diversas matérias, em linhas gerais referentes às ciências exatas, devido à parte da Engenharia: matemática, física e química, por exemplo; e às ciências biológicas, mais direcionadas à parte de alimentos: como nutrição, bioquímica, microbiologia, entre outras. O futuro profissional da área será um profundo conhecedor da tecnologia de processamentos dos alimentos, sendo, pois, um exímio analista da composição desses, bem como das técnicas e processos por que passam. Mediante esse conhecimento, os engenheiros de alimentos se vêm aptos a intervir no controle das condições fundamentais para que haja o alcance do padrão de qualidade desejado no setor alimentício, associado ao atendimento ao mercado de consumo e a utilização de técnicas vindouras. Além dessas disciplinas, o curso de Engenharia de Alimentos conta com matérias voltadas para economia e administração, referentes a futura atuação em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a efetivação do trabalho de conclusão de curso são procedimentos obrigatórios para os futuros profissionais e o curso dura em média cinco anos.

Engenharia de Alimentos: Os Melhores Cursos do Brasil

Engenharia de Alimentos: saiba qual a melhor universidade para estudar

A faculdade de Engenharia de Alimentos capacita profissionais capazes de aliar atuação de engenharia aplicada no setor de alimentos. O que torna vasta a sua área de trabalho. As possibilidades de atuação do profissional são várias: desde a indústria de produtos alimentícios e de insumos a empresas de serviços diversos e instituições públicas. O mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos é bastante estável e cada vez mais em voga devido à ascendência da agroindústria e da indústria de alimentos. Conforme pesquisas realizadas, o salário inicial fica em cerca de mais de três mil reais, tendendo a aumentar com o passar do tempo e da aquisição de experiência. Entre as melhores universidades brasileiras que contém o curso de Engenharia de Alimentos, se destacam: A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (unesp), em São José do Rio Preto.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.