Engenharia de Controle e Automação: cursos nas universidades públicas

Engenharia de Controle e Automação: cursos nas universidades públicas

O profissional da engenharia de controle e automação tem por responsabilidade o planejamento, desenvolvimento, operação e manutenção de projetos automatizados das indústrias e empresas em geral. O elevado investimento governamental no ramo industrial e em tecnologia de ponta fomentou o aumento pela procura de mão de obra no ramo do controle e automação, razão pela qual o curso é um dos mais concorridos da atualidade, com duração média de 5 (cinco) anos e ênfase nas disciplinas de matemática, física, química, informática, termodinâmica, elementos das máquinas, estrutura de dados, sistemas de informação, ética profissional.

Engenharia de Controle E Automação: As Melhores Universidades

O curso de engenharia de controle e automação é oferecido na maioria das universidades federais do Brasil, muitas com conceitos satisfatórios no Ministério da Educação. A Universidade Federal de Uberlândia – UFU – em Minas Gerais, é considerada uma das instituições de excelência no ensino de engenharias, tendo recebido conceito A do Ministério da Educação na engenharia de controle e automação. O ingresso é realizado por meio de vestibular, e os estudantes podem acessar as provas anteriores no site oficial da UFU. A Universidade de Brasília – UNB – é outra que oferece a graduação modalidade bacharelado em engenharia de controle e automação. O curso é tido como um dos melhores do país e referência no ensino e pesquisa. Investimentos maciços em inovação tecnológica, laboratórios de prática e no diferencial do corpo docente tornam o curso da UNB extremamente prestigiado e procurado pelos estudantes. A tradicional Universidade de São Paulo – USP – é outra instituição de peso no bacharelado em controle e automação. Oferecido em 10 semestres, o curso conta com excelentes laboratórios e oportunidades de iniciação à pesquisa. Parcerias com universidades internacionais é outra grande vantagem apresentada pela USP.

Engenharia de Controle E Automação: Cursos Nas Universidades Públicas

Engenharia de Controle e Automação: cursos nas universidades públicas

A escola de engenharia da Universidade Federal da Minas Gerais – UFMG – é uma outra escola tradicional em ciências exatas. Projetos inovadores e investimentos no setor de pesquisa, extensão e capacitação são alguns dos alicerces do curso de engenharia de controle e automação da UFMG, extremamente procurado por estudantes de todo o país. O curso ainda pode ser realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – que se destaca pela excelência no ensino e diferencial na pesquisa. O enfoque do curso da UFRJ é multidisciplinar, impondo ao profissional uma visão completa da profissão, embasada nos princípios éticos e críticos acerca dos caminhos e potenciais oferecidos pelas mais novas tecnologias existentes no mercado.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.