Fluxo de Caixa Sebrae

Fluxo de Caixa Sebrae

O Fluxo de Caixa é um importante instrumento que deve ser utilizado por todo empresário para controlar todos os valores que entram e saem diariamente da empresa, para realizar um bom controle empresarial é necessário que todas as entradas (receitas) e todas as saídas (despesas), sejam registradas, assim é possível saber qual o resultado que a empresa obteve. Quando bem elaborado também possibilita que situações financeiras sejam visualizadas antecipadamente.

O Fluxo de Caixa é uma planilha na qual todos os valores que entram e saem da empresa devem ser registrados com as respectivas datas em que foram realizadas.

Como fazer um Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa Sebrae

Para fazer um bom fluxo de caixa o empresário deve se dedicar e possuir bastante disciplina, já que diariamente numa empresa podem ocorrer diversas atividades como: Vendas, Contratação e demissão de funcionários, compras, pagamentos de fornecedores, entre outras movimentações. Os empresários que ainda não fazem fluxo de caixa não devem se preocupar com as informações dos movimentos passados, e sim com as informações atuais e futuras. Quanto mais existirem contas previsíveis melhor será o resultado obtido.

O Fluxo de Caixa Sebrae é um dos modelos mais confiáveis e fáceis para os empresários seguirem sem nenhuma complicação e verificar como está o andamento da empresa. No site do Sebrae pode ser encontrado o modelo para ser preenchido.

Passo a Passo para preencher um Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa Sebrae

O modelo disponibilizado pelo Sebrae pode ser preenchido e adaptado da melhor maneira possível. O campo relacionado à data deve conter o período de referencia de cada planilha, o aconselhável é que o período seja semanal, o Sebrae também possui outras orientações importantes para os empresários.

No campo recebimentos devem constar todas as entradas que entrou durante o dia, também poderão ser registrados nesse campo os futuros recebimentos. No campo de pagamentos devem ser registradas todas as saídas, também poderão ser registrados os pagamentos futuros. O saldo é a diferença entre o total das entradas e saídas. O total do saldo da semana anterior deve ser transferido para a semana seguinte.

Beneficios da elaboração do Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa Sebrae

A análise do Fluxo de Caixa traz para o empresário o poder de tomar decisões baseadas fatos fidedignos, para tomar decisões que viabilizem a empresa aumentar a possibilidade de lucro. Quando o saldo for negativo (quando as saídas forem maiores que as receitas), é necessário que haja uma atenção redobrada para verificar todas as contas, mas não é necessário se desesperar por isso, pois nem todo saldo negativo significa prejuízo para a empresa. Para se preparar para gestão financeira visite o site do Cursos 24 Horas no Portal Dsconto, e realize um dos diversos cursos disponíveis na área.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.