Mecatrônica Salário

Mecatrônica Salário

A Mecatrônica é a área da Engenharia que utiliza as bases tecnológicas de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para gerenciar o controle da complexidade dos processos industriais que exigem melhorias em ferramentas para processos em tempo real.

Mercado de Trabalho

Mecatrônica Salário

O curso de Mecatrônica é superior de Tecnologia, mesmo assim, o tecnólogo encontrará um excelente campo de trabalho no setor industrial, pois há muita procura pelo setor automobilístico, empresas metalúrgicas, fábricas de eletroeletrônicos, autopeças e outros tipos de indústrias. Esse tipo de serviço é bastante procurado nos estados de São Paulo, Bahia, Ceara e Mato Grosso do Sul.

Em Manaus também há uma grande busca, devido ao parque industrial da Zona Franca.
É importante que o tecnólogo tenha domínio em outros idiomas diferenciados além do Inglês, tenha domínio em desenhos de computador. O salário inicial é aproximadamente R$ 2.550,00 trabalhando 6 horas diárias. (Fonte: Confea/Crea).

O curso

O curso tem duração média de três anos, embora possa variar um pouco de instituição para instituição, os cursos tem uma base curricular bem comum, pois as matérias estudadas são baseadas em Eletrônica, Cinemática, Termodinâmica, Estática, Mecânica, Electromagnetismo, Robótica, Sistemas de Controle, Desenho Técnico, Metrologia, Resistência, Dinâmica, Termodinâmica, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Cálculos, Equações, Estatística, Ciência da Computação, AutoCad e outras matérias. Nos laboratórios aprende se o tratamento térmico, sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Para concluir o curso e obter o diploma é necessário fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC). Conheça as Instituições que abrigam o curso de Engenharia Mecatrônica.

Região Sudeste
São Paulo: USP, UNESP, Mackenzie, Metodista, Unicamp, IFSP, CEUN-IMT, FACENS e UNIABC.
Espirito Santo: IFES
Minas Gerais: UFSJ, UFU, UFLA, UFMG, UFOP, UFLA, UFMG, UFOP, Puc-Minas, UMA e Unifei.
Rio de Janeiro: IFF, CEFET-RJ e UFRJ.

Região Nordeste
Bahia: UFBA e UNIFACS.
Ceará: FCRS
Rio Grande do Norte
UFRN
Região Norte
Amazonas: IFAM e UEA
Pará: IFPA
Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel, PUCRS, UFSM, UNISINOS, Furg, UFRGS e PUCRS.
Paraná: Cesumar, PUCPR e UTFPR.
Santa Catarina: IF Catarinense, IFSC e UFSC.
Região Centro-Oeste
Goias: IFG.
Mato Grosso do Sul: UCDB.
Distrito Federal: UnB.

Onde o Tecnólogo Atua

O tecnólogo pode atuar em varias áreas como gestão de manufatura, mecânica de precisão, manutenção de maquinas, mecatrônica, projetos, soldagem e etc. Sempre garantindo o bom funcionamento de maquinas, consertar equipamentos ou controles e acompanhar o funcionamento do mesmo, desenvolver atividades que ajudarão na produção dos equipamentos controlados por sensores elétricos, criar dispositivos mecânicos e/ou industriais, usar ferramentas eletrônicas, construir robôs industriais, automatizar os processos de produção e outras atividades que ajudarão a desenvolver a produção e produtividade da indústria.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.