Postura Profissional: dicas, como se comportar no ambiente de trabalho

Postura Profissional: dicas, como se comportar no ambiente de trabalho

Em seu ambiente de trabalho, você não deve se comportar como se estivesse em sua casa, muito menos como se estivesse em casa em um final de semana e acompanhado de amigos, isso é uma coisa óbvia que todos deveriam saber, certo? Sim, mas nem todos sabem. Por isso, preparamos algumas dicas de postura profissional, com dicas de como você deve se comportar no trabalho.

A Importância da Postura Profissional

A postura profissional é algo muito importante para que tudo na empresa possa funcionar corretamente sem prejudicar ninguém e até mesmo deixar o ambiente de trabalho mais organizado e leve. Bem, a postura está intimamente ligada a ética e é a irmã mais velha da tão famosa educação que “vem de berço”, como muitas pessoas afirmam. Trata-se basicamente de “eu respeito seu espaço e você respeita o meu”, em um tom não agressivo.

Postura Profissional: Dicas de Como se Comportar

Postura Profissional: dicas, como se comportar no ambiente de trabalho

Separamos cinco coisas que você deve fazer para ter uma boa postura profissional, seja qual for o cargo em que trabalha ou a empresa em questão:Boa aparênciaVocê deve estar bem vestido não só no dia da entrevista, mas também todos os dias em que se dirigir ao local de trabalho. Sua aparência é seu cartão de visita, portanto, mesmo que o seu emprego seja mais informal e não exija roupas sociais, opte por roupas leves, confortáveis e com um comprimento adequado. Para as mulheres maquiagens leves e saltos confortáveis.Respeito pelo próximoSempre respeite o próximo, independente de ser a faxineira do departamento onde você trabalha, seu colega, a moça que serve café, seu chefe. Todos merecem respeito e serem bem tratados, afinal o trabalho deles garante que você possa desempenhar sua função confortavelmente e sem se preocupar com outras questões. Cada um faz parte de um todo.Falar menos, ouvir maisÉ comum em locais onde você trabalha há muito tempo falar demais, pois você já tem uma maior intimidade com os colegas de trabalho e até mesmo com o seu chefe. Mas cuidado para não falar demais, por mais intimidade que você tenha, aquele ainda é seu local de trabalho e as relações, pelo menos dentro da empresa, devem ser restritamente profissionais. Aliás, falar demais pode gerar fofocas desagradáveis que seriam desnecessárias.Ser PontualSeja sempre pontual e evite ao máximo faltar no trabalho. Se for se atrasar ou precisar faltar, avise com antecedência ao seu chefe e explique-lhe o motivo, além de ficar com uma boa imagem por parte de seu empregador, ainda pode evitar perder um dia de trabalho sendo substituído.Uso das “palavras mágicas”Todos conhecem, mas nem sempre usam, são elas: Obrigado(a), com licença, por favor, até breve, etc. Isso com certeza fará com que você seja uma pessoa bem vista por todos.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.